Skip to content

Surpreendente

março 25, 2009

Está valendo muito a pena experimentar o festival do Murakami no Udon. Estivemos lá ontem e realmente adoramos. Os pratos estão surpreendentes, saborosos, tudo bem diferente da comida japonesa a que estamos acostumados por aqui. O cardápio teve 9 etapas além da sobremesa:

Shot (vieiras levemente marinadas ao ponzu) – o detalhe deste prato é o caldinho do fundo, para ser bebido como um ‘shot’,  o que pouquíssima gente fez.

Hamaguri (marisco japonês com perfume de trufas) – esta delicada iguaria é servida junto com o Nametake (micro cogumelo no limão, quiabo extra fino) que é de um azedinho delicioso. Não cometam o erro que cometi de pingar o restinho do limão no Hamaguri.  Fiz isso e perdi todo o pefume de trufas…

Nambanzuke (robalo ao dashi agridoce) – apesar de gostoso foi o prato que menos me encantou.

Maguro Nuta (atum semi selado, missô picante e gema de codorna, base de cebolinha) – excelente!!! Maravilhoso!!! Merece até bis!

Shake Crispy (salmão, lascas de kakiague tempura, ovas de peixe-voador) – foi o preferido do Nicolas. É leve, mas cheio de nuances, muito bom!

Mini Tirashi (arroz shari, atum, fio de pepino japonês e ovos) – gostosinho, mas sem grandes surpresas.

Ebi Fry (camarão empanado no Panko, molho tonkatsu caseiro, tomate e aspargos) – muito bom, mas é um tipo de prato mais comum. Lembra um pouco a receita de camarões do restaurante Mr. Lam, que saiu na 18º edição da revista.

Citric kyuri (lichia e pepino japonês cítrico picante) – superleve, ótimo para o fechamento. O jantar termina com a sensação de bem-estar quase flutuante. Nada daquele peso recorrente de muitos menus degustação.

De sobremesa, Hibiki fruit (sorbet de limão, abacaxi e shisso) – refrescante, levinho, delicioso!

Acho maravilhoso os chefs que conseguem fazer menus completos assim com delicadeza. As pessoas terminam de comer sentindo-se maravilhosamente bem. Lembro que ouvi o Murakami dizendo uma vez que a comida dele é para que as pessoas sintam bem-estar e possam até namorar depois de uma degustação. É isso aí. Nada como comer um banquete e sair sentindo-se levinho…

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: