Skip to content

Direto do tacho

julho 17, 2009

Goiaba, água e açúcar, quando colocados em um tacho, produzem um dos doces mais tradicionais da culinária mineira: a goiabada. Com ingredientes simples transformados por anos de experiências de doceiras, a iguaria encontrou no queijo, outro produto estimado pelos mineiros, seu par perfeito, fazendo de ‘Romeu e Julieta’ o casamento feliz que em Shakespeare não aconteceu.

Goiabada cascão

Goiabada cascão

Como é feita
Para produzir o doce, primeiramente as goiabas são selecionadas e lavadas. No método artesanal, polpa e carne são manualmente separadas e depois, sem as sementes, a fruta é colocada com casca em um grande tacho com água e açúcar. O doce leva de uma hora e meia a duas horas para ficar pronto e precisa ser mexido sem parar durante todo esse tempo. Haja braço!

Para cada quilo de goiabada utilizam-se dois de goiaba. Com o tacho à frente e a troca de calor constante com o ambiente, o doceiro acompanha as mudanças no aroma em cada fase do processo. A retirada no tempo certo e a experiência são essenciais à qualidade final. Depois de pronto, o doce é colocado em forminhas de madeira para endurecer no formato retangular quando é de barra, ou em embalagens próprias quando tem a consistência mole.

Quer saber mais? Procure pela edição 10 da Verdemar em revista e descubra mais sobre a goiabada e suas receitas. E para adoçar o seu final de semana, vai uma receita para inovar o uso dessa iguaria!
—-
Goiabada Frita
Ingredientes
goiabada cascão em fatias
granulado de castanha de caju
catupiry
manteiga
sorvete de goiaba ou queijo

Modo de Fazer
1. Prense os dois lados da fatia de goiabada no granulado e leve ao fogo com um pouco de manteiga, torrando levemente as castanhas.
2. Faça uma cama de catupiry no prato e deite sobre ele a goiabada ainda quente. Coloque uma bola de sorvete ao lado e efeite com uma folhinha de goiaba ou hortelã.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. julho 21, 2009 16:38

    Adoro saber dessas curiosidades gastronômicas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: