Skip to content

Uma aula de gastronomia

setembro 25, 2009

Untitled-1

Se a culinária do Peru está na moda, a gastronomia está na moda no Peru. As escolas de culinária andam fazendo a cabeça dos jovens e apresentando a diversidade do país ao mundo.

Como não podia deixar de ser, o grupo de turistas gastronômicos comandados pela chef Karen Piroli, mergulhou de cabeça nessa experiência e foi curtir um dia inteiro no Instituto de los Andes. Mais antiga escola de Lima, tem desempenhado um papel importante tanto nessa promoção da comida do Peru como nas pesquisas sobre o universo gastrô do país.

Fomos muito bem recebidos. Chegando lá aprendemos a realizar alguns dos pratos mais emblemáticos do país, a chicha morada, as causas,  os ceviches e famoso lomo saltado.

De todos esse aí escolhi falar um pouco das causas. Afinal, de tudo o que
aprendemos é o que mais facilmente se adapta aos ingredientes que temos no Brasil.
A causa é um purê de batata amarela recheado. É comida fria e pode ser servida sozinha ou no meio de preparações de outros pratos. Como vocês poderão ver na revista20, vários chefs fizeram receitas com a tal da causa. O sabor do prato é bastante neutro, o que diferencia uma causa da outra é o tempero que colocam, quase sempre algum molho de ají (pimenta), e o recheio, geralmente frango ou atum. Então é basicamente isso: um purê de batata temperado com pimenta e recheado. Se bem usada, dá um toque especial aos pratos.

Como nossa batata aqui não é tão amarela, pode-se tentar fazer um purê que misture batata e batata baroa (um purê simples, sem leite). Aí você pode agregar um molho de pimenta dedo de moça e pimentão amarelo para misturar ou até de pimenta biquinho, fazendo um “causinha mineira”. Lá, eles servem muito com frutos do mar. Aqui, nós podemos usar para acompanhar uma costelinha, uma carne de lata, dá para inventar diferentes versões inspiradas na receita original.

Vou deixar aqui as fotos dos pratos que os gourmets preparam na aula lá no Peru e a receita do Instituto de Los Andes. São várias roupagens para um mesmo prato e todas esteticamente muito bonitas.

Untitled-1 copy CAUSA LIMENHA

Ingredientes: 1 kg de batata amarela, azeite quanto baste,   suco de dois limões,  ají verde moído*, sal e pimenta a gosto, 6 folhas de alface, 180 g de queijo fresco, 3 ovos cozidos, 80 g de azeitonas negras.

Modo de fazer: lave e cozinhe as batatas com a casca, em água com sal, descasque ainda quente. Amasse e  junte o azeite, o limão, o aji,  o sal e a pimenta . Divida em porções. Disponha sobre uma folha de alface, unte com maionese recheie e feche com outra capa de batata. Sirva com um molho e decore com azeitonas, ovo duro e queijo fresco.

Variações de recheios: camarão ou carne de caranguejo, com molho rose e abacate; atum, cebola e maionese; milho, cenoura, ervilhas cozidas, vagem, misturados a maionese; peixe frito, queijo fresco e salsa criolla.

Anúncios
5 Comentários leave one →
  1. setembro 25, 2009 22:47

    Que delícia!
    Lindas fotos!

  2. Juliana Piroli permalink
    setembro 27, 2009 23:23

    Apesar do tanto de pisco sour que tomamos, aprendi direitinho !! Na ultima sexta fiz 04 pratos: cebiche,causa limeña, lomo saltado com quinua, suspiro limeño e mais pisco sour.Facil de fazer e muito gostoso.

  3. Verônica permalink
    setembro 30, 2009 15:00

    Lindas fotos mesmo!

  4. Claudia Werneck permalink
    outubro 25, 2009 11:26

    Adorei as fotos!!! Aguardo anciosa a revista!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: