Skip to content

Patacones!

novembro 27, 2009

Fiquei devendo mais algumas receitas além do Tuco Marinero nos posts sobre a comida equatoriana. Pois volto aqui para um prato que é tão presente por aqueles lados quanto nosso arroz com feijão: os patacones. Um dos alimentos de maior produtividade do país, responsável por boa parte das exportações, as bananas são muito bem aproveitadas pelos equatorianos. Acompanhando uma grande quantidade de pratos, inclusive o Tuco Marinero, os patacones são simplesmente fatias de banana-da-terra fritas – e também simplemente deliciosas! A versatilidade dessas rodelinhas impressiona, e podem também ser servidas como tira-gosto, para acompanhar uma cervejinha.

Como o camarão é outro alimento muito comum por lá, nada melhor do que unir ambos e fazer os patacones com camarões empanados. Para incrementar, uma dica: pegue sua Verdemar em revista #18 e veja a receita dos Tempura Prawns do Mr. Lam.

Patacones com camarões empanados

Patacones

Ingredientes
bananas-da-terra verdes
sal e pimenta-do-reino
óleo ou azeite

Modo de Fazer
1. Corte as bananas em fatias de 4 cm. Aqueça bem uma frigideira com óleo ou azeite e coloque as fatias. Frite até que fiquem amarelas, mas não douradas, por cerca de 1 minuto e meio. Retire e seque-as e, em seguida, amasse-as para que diminuam à metade da altura – faça isso com cuidado, na pedra de cozinha ou colocando papel alumínio entre as mãos. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto (esse passo pode ser feito ao final também), volte com as fatias à frigideira e frite até que fiquem douradas e crocantes. Sirva com camarões empanados.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. dezembro 1, 2009 10:17

    Huuum, tá com uma cara boa, heim! Gostei!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: