Skip to content

A caminho das Índias

janeiro 27, 2010

Um mês depois de sua primeira participação no blog, o cervejólogo Henrique Oliveira, presidente da AcervA Mineira, volta a nos brindar mais uma vez com seus conhecimentos sobre a bebida. Dessa vez, o tema é a IPA – as cervejas India Pale Ale. Confira!

Sabemos que, historicamente, os portugueses já possuíram a maior frota mercante do mundo. Entretanto, os ingleses passaram à frente com o mesmo objetivo que os portugueses: a busca de novos caminhos e mercados. Das diversas rotas, os portugueses navegaram para as Américas, e os Ingleses, para África e Ásia, destacando-se a Índia.

No Novo Mundo, várias especiarias foram descobertas e trocadas por produtos europeus sob forma de escambo. Alguns produtos europeus que chegavam as colônias e terras ocupadas pelos ingleses eram destinados para os próprios ingleses, principalmente por hábitos de consumo. No meio de tantos produtos que deixavam a Coroa Inglesa, alguns deles levavam os dizeres “By appointment to Her Majesty The Queen”, honra dada pela Realeza no sentido de informar que a Alta Corte consumia daquele produto.

A cerveja, do estilo Pale Ale, era um desses itens que viajava longos períodos em barris de madeira, sofrendo grandes diversidades de temperatura, umidade, chuvas e maresias. O resultado não era dos melhores: uma cerveja azeda, contaminada por leveduras selvagens, por autólise e fungos. Tanto tempo investido na fabricação de uma cerveja por nada! O que fazer?

A astúcia encontrada estava na formulação da cerveja. Ao perceberem que o lúpulo era um conservante natural desta bebida (função bactericida), os ingleses decidiram aumentar o volume daquele ingrediente em sua composição e o seu teor alcóolico, criando assim uma bebida mais resistente e douradora. Não obstante, esta adição de lúpulo proporcionou mais amargor e potência, aromas tocantes deste ingrediente, transformando a Pale Ale em uma cerveja peculiar e distintas das demais já produzidas pelos ingleses. Desta forma, surge a partir daí uma nova categoria de cerveja que recebeu o nome em homenagem àquela rota Inglaterra-Índia. Nome: Índia Pale Ale ou IPA.

Para degustar, que tal uma Falke Bier Estrada RealMeantime IPA ou Colorado Indica? Experimente e confira o delicioso sabor desta bebida!

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: