Skip to content

Mondovino

fevereiro 3, 2010

Em determinado momento, um dos participantes se questiona sobre o futuro da diversidade do vinho; essa é a grande questão colocada pelo filme. Para além do embate entre moderno e tradicional, o documentário Mondovino se volta a questões mais econômicas e políticas que envolvem o mundo enológico.

O tour operado pelo diretor Jonathan Nossiter passa pelos grandes wine tycoons, a consultoria mundial de Michel Rolland, a luta pelo terroir dos produtores, a ‘parkerização’ do vinho e vários outros tópicos sobre a indústria do vinho. É um interessante raio-x dos rótulos, buscando uma consciência do conteúdo que se bebe.

Esse filme, que marca presença nesta edição (#21) da Verdemar em revista, é uma excelente referência para aqueles que se encontram perdidos em meio a tantas designações de origem e produtores. Por imagens e entrevistas, é possível compreender um pouco a estrutura do mundo produtor de vinhos. Uma verdadeira aula de geopolítica vitivinícola.

Nossiter possui ainda um livro na mesma linha, Gosto e poder (Cia. das Letras, 2009), traduzido no Brasil; em 2007, a revista Veja Rio fez um perfil seu, que também vale a pena conferir.

Mondovino (2004)
Diretor: Jonathan Nossiter
135 minutos.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: