Skip to content

Renovando os lanches

março 25, 2010

Se sua última refeição do dia é sem graça, esse post é especialmente para você. Pode ser por falta de ideias (“O que posso fazer?”), tempo (“Estou cansado demais para ir para a cozinha agora”), opções (“Essa dieta não me deixa comer nada!”) ou qualquer outro motivo; seja ele qual for, temos uma solução!

A riqueza da culinária italiana já foi tema não de uma, nem de duas, mas de três edições da Verdemar em revista – #11, #12, #13, respectivamente Piemonte, Toscana e Sicília. E foi na Velha Bota que buscamos uma boa refeição noturna.

Por lá, crostini e bruschette são entradas por excelência, mas podemos adaptá-los facilmente para o jantar e até para lanches. As razões são várias: são leves, bons de se comer à noite; são práticos, e em 10 minutos, mesmo depois do cansaço, já estão prontos; são versáteis, podendo levar os ingredientes à mão; e são saborosos, salvando quem está de dieta de um lanche insosso.

Com uma fatia de pão, tomate, ervas e algum outro ingrediente já se tem uma bela bruschetta. Para você começar a fazer em casa, duas receitas: uma bem rápida e light, que pode substituir a dupla pão e queijo branco das dietas; e outra com mais ingredientes, para você começar a pensar em ideias de novos preparos. Aproveite!

Crostini com Tomates e Manjericão

Ingredientes
2 tomates frescos italianos
2 dentes de alho
manjericão
azeite de oliva
pão ciabatta
pimenta-do-reino

Modo de Fazer
1. Pique os tomates, triture os dentes de alho, rasgue o manjericão e misture tudo em uma vasilha com azeite e pimenta. Doure o pão, coloque a misture a finalize com um fio de azeite por cima.

Bruschetta de Sardinha
8 bruschettas

Ingredientes
50 ml de azeite
16 filés de sardinha fresca
1 berinjela
8 fatias espessas de pão italiano
250 de tomate italiano triturado com um pouco de alho e cebola
manjericão, sal e pimenta-do-reino

Modo de Fazer
1. Coloque um fio de azeite em uma bandeja, disponha os filés temperados com sal e pimenta-do-reino e regue-os com um fio de azeite. Deixe no forno por 10 minutos a 180ºC.
2. Corte a berinjela em fatias e salteie-as brevemente em uma frigideira com azeite.
3. Toste o pão um pouco em um grill. Tempere o tomate triturado com sal e pimenta-do-reino e passe sobre as fatias. Coloque uma fatia de berinjela, dois filés de sardinha, o manjericão e sirva.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. março 25, 2010 12:20

    Ótimo post, identifiquei-me demais: meus lanches noturnos são sempre sem graça!
    Uma vez preparei uma bruschetta com pão integral e também ficou gostoso; pode servir para quem está de dieta – só não é tradicional como as que usam pão italiano!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: