Skip to content

Avelãs para o inverno!

junho 2, 2010

Você deve consumi-las mais durante o Natal, durante nosso bom e velho conhecido verão brasileiro, devido principalmente ao período da safra na Europa. Mas enquanto comemos as avelãs aqui durante o tempo quente, perdemos uma boa oportunidade de aproveitá-las no inverno.

Na Verdemar em revista 11, fizemos uma viagem pela gastronomia do Piemente. E é lá que se encontra a mais antiga fábrica de processamento de avelãs, na cidade de Cortemilia, administrada há mais de 150 anos pela família Caffa. Todo ano, cerca de 200 toneladas de avelãs colhidas entre os meses de setembro e dezembro são processadas. Há ainda o óleo de avelã, que bem como óleos de outras frutas secas, exerce papel culinário semelhante ao azeite de oliva para regiões européias mais frias e ao norte. Além disso, a rica gastronomia piemontesa é notória pela utilização da avelã. Exemplos? Brutti ma buoni, gianduja, dolcezza alla nociola, terrines…

Uma dica antes de preparar avelãs é dar uma ligeira tostada nelas. E para você testar esse conselho, uma receita diretamente de Cortemilia. Aproveite que o inverno está chegando e experimente!

Torta de Cortemilia

Ingredientes
350 g de avelã
150 g de manteiga
250 g de açúcar
100 g de farinha
3 ovos
1 quadrado de fermento
uma pitada de sal

Modo de Fazer
1. Toste ligeiramente as avelãs por aproximadamente 20 minutos, até liberar a película. Deixe resfriar e triture finamente até ficar como uma farinha. Misture-as com o açúcar, a farinha e o fermento. Amacie a mistura com as gemas dos ovos levemente mexidas, a manteiga derretida, a pitada de sal, e, por último, a clara batida em neve.
2. Trabalhe o composto delicadamente e acomode-o em uma tigela de 26 cm com borda baixa untada de manteiga e coberta de farinha polvilhada. A torta deverá ter a espessura de cerca de 2 cm. Asse no forno a 220º C de 35 a 40 minutos. Desenforme e sirva acompanhada de uma taça de Moscato d´Asti.

Anúncios
3 Comentários leave one →
  1. Gloria permalink
    junho 2, 2010 11:42

    Olá, pessoal, estou acompanhando o blog e gostaria de parabenizá-los pela qualidade dos textos e das receitas!! Tudo de bom! Continuem postando!
    Gostaria de fazer duas sugestões, porém. Uma, é que vocês coloquem uma explicação, ou um mini-glossário, em cada receita, para os ingredientes ou termos que possam ser desconhecidos do público. Por exemplo, na receita de Lapin au Vin, vocês sugerem duas colheres de “roux”. O que é isso?
    E outra sugestão é que vocês coloquem aqui dicas de produtos raros, novidades que cheguem ao supermercado, ou substitutos interessantes de produtos que temos dificuldade em encontrar. Que tal?
    Um abraço à equipe!

  2. Isabella permalink
    junho 12, 2010 11:20

    Olá,

    Sou fã da revista VerdeMar e gostaria de parabenizá-los pelo excelente trabalho!!!!
    Aproveito a oportunidade para sugerir um produto ao supermercado (não sei se já têm disponível, mas de qualquer jeito fica aqui a sugestão): spray de óleo para untar que já vem
    com farinha (conheço da marca baker’s joy e é muito bom, mas às vezes tem um brasileiro disponível no mercado).

    Bjos,

    Isabella.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: