Skip to content

Profissão: sommelier!

junho 11, 2010

Para mim, que estou há pouco tempo por aqui na Verdemar em revista, esta profissão é uma gostosa descoberta! Passeando por alguns sites e estudando um pouco sobre o assunto, descobri algumas peculiaridades desse mundo dos vinhos. Para aqueles que,  como eu, não são enófilos e pesquisadores, o sommelier é a pessoa responsável, nas casas que servem vinhos, pela harmonização de diferentes pratos com diferentes rótulos, além de outras funções como, por exemplo, provar o vinho de cada cliente, mesmo que tenha sido levado pela própria pessoa para o restaurante, e verificar se está apto para o consumo. E até dizer quando não está, oferecendo uma bebida da adega do próprio estabelecimento – de mesmo prestígio, claro!

Hoje, a profissão vem crescendo. Muitas distribuidoras de bebidas contratam esses profissionais para apoiar nas escolhas para a aquisição de seus vinhos. O que é ótimo também para o consumidor final, que percebe produtos mais bem selecionados nas casas especializadas. Na Associação Brasileira de Sommeliers, a ABS, há o curso de formação de Sommeliers, onde os profissionais aprendem sobre a tradição, a prática e degustação de vinhos, harmonização e alimentos, cafés, charutos, chocolates, azeites, whiskies, cerveja, cachaça, queijos e etiquetas.

Para falar mais sobre o assunto, o blog do Verdemar em Revista preparou para você uma pequena entrevista com Rodrigo Arrebolas, sommelier profissional, homologado e certificado pela ABS/São Paulo junto à ASI. Confira!

1. Como começou seu interesse pelo vinho?

Iniciei meus trabalhos no ramo como commis, e desde o princípio tive grande interesse em aprofundar meus conhecimentos, tanto em vinhos quanto em gastronomia, e após as primeiras leituras, meu interesse pelo vinho foi maior, e assim passei a me dedicar cada vez mais aos estudos.

2. Qual o papel do sommelier nos restaurantes?

Aconselhar o cliente, administrar a adega e a Carta de Vinhos, treinar e acompanhar a brigada no serviço de bebidas, mas, principalmente, proporcionar momentos de prazer e descontração ao cliente.

3. E nas distribuidoras?

Aconselhar a empresa na seleção de seu portfólio, elaborar fichas técnicas, treinar a equipe de vendas, bem como conduzir treinamentos e palestras voltados ao consumidor final.

4. Como é ser um Sommelier no Brasil? O que você enfrenta e o que há de bom?

Trata-se de uma profissão em franca expansão, afinal o mercado e o interesse do consumidor crescem a cada dia. As empresas do setor oferecem mais eventos e degustações, as oportunidades de aprendizado e crescimento profissional são muitas, mas há também aquelas empresas e pessoas que ainda apresentam uma visão mais limitada do mundo do vinho. O material de estudo (livros, cursos, viagens) também é um problema; ainda são muito caros para a nossa realidade.

5. Os vinhos nacionais, hoje em dia, podem ser comparados em qualidade com os internacionais?

Até certo ponto. Já igualamos à qualidade do ponto de vista técnico, mas ainda temos problemas com o nosso clima, e com a criação de uma identidade mais clara para o vinho nacional.

6. Que tipo de vinho é preferido e mais pedido pelos brasileiros?

Em geral os chilenos e argentinos, pelos preços mais acessíveis e pelo estilo frutado e macio.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. janderson elito permalink
    fevereiro 7, 2011 21:04

    resumo o vinho como 0 mundo em si, cada dia se aprendemos um pouco mais…..e nunca sabemos tudo.e uma viagem maravilhosa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: